Programação e Linux.

sábado, 18 de agosto de 2007

Bluetooth no ubuntu 7.04

Esta dica é valida para o Ubuntu 7.04 (Feisty Fall), muita coisa mudou e para melhor no Ubuntu >= 8.10 (Intrepid Ibex), bastando, na maioria dos casos, apenas instalar os pacotes "gnome-bluetooth" e "bluez-gnome" para ter (quase) todas as funcionalidades aqui contidas.
É incrível, este dia chegou, hoje está tudo mais fácil no quesito linux e dispositivos bluetooth.

Apenas tive que instalar estes pacotes:

bluez-gnome gnome-vfs-obexftp gnome-bluetooth

A configuração do /etc/bluetooth/hcid.conf é a default, foi lindo, não configurei nada.

O pacote bluez-gnome instala o gnome-applet e ele será iniciado automaticamente com o gnome, ele é responsável por permitir/rejeitar que os dispositivos acessem seu dispositivo bluetooth, antes era preciso fazer uma puta configuração no hcid.conf (DBus é lindo! eu já falei isto?)

O pacote gnome-bluetooth instala o gnome-obex-server que serve para poder receber arquivos via protocolo obex (padrão para envio em celulares), você precisa iniciar este aplicativo para poder receber, eu o deixei para iniciar automaticamente com a sessão do gnome. Outro aplicativo deste pacote é o gnome-obex-send, este serve para enviar arquivos para outros dispositivos via o mesmo protocolo, agora você pode do nautilus clicar com o botão direito em um arquivo escolher send to, depois bluetooth, esperar pela lista de dispositivos e Go!

O pacote gnome-vfs-obexftp serve para que a partir do nautilus você navegue pelos arquivos do um dispositivo bluetooth (celular por exemplo), é muito fácil agora, abra o nautilus e digite obex:// na caixa de endereços ou aperte ALT+F2 (gnome-run) e digite obex://, escolha o dispositivo e gerencie seus arquivos.

3 comentários:

Unknown disse...

Caro colega obrigado pela dica mas no meu NOTE Acer (EXTENSA 4620Z), quando eu digito "hcitool dev" nada aparece... deveria aparecer algo tipo:
Devices:hci0 00:0E:A1:05:49:7C
Nada ainda...

OBS.: Qualquer dica sobre configurar wireless.
Obrigado.

Unknown disse...

Cara, muito legal a dica, eu havia instalado tudo aqui, mas não consegui navegar nos arquivos.. foi porque faltava o obex-ftp, que o obex-server não instalou como dependência do applet do gnome hehehe

valeu ;)

Anônimo disse...

Olá... Muito obrigada pela dica !!! Tenho um N95 e o Ubuntu 9.04 e funcionou perfeitamente !!!! Obrigada