Programação e Linux.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Programador velho, linguagem nova: Leia um bom livro [Era: utilidades do java]

Me considero programador em apenas 4 linguagens: Perl, C, Java e Python, nesta ordem de aprendizado. Em todas estas, além de gostar e ter escrito muito código nelas, eu as acompanho vendo suas novidades, suas tendências, seus padrões, sua filosofia e participando de alguma lista.

Para muitos amigos meus programadores, Java é horrível, concordo em vários pontos, mas só pude ter uma opinião concreta quando aprendi mais sobre ela e após isto considero java uma linguagem com muitas idéias legais. Contudo Java definitivamente não é, e nunca vai ser, minha linguagem preferida, não a odeio como outros programadores, também não a defendo como ela sendo o estado da arte como muitos dos seus programadores fazem, deixei de ser xiita.

Mas figuras como estas, são no mínimo muito engraçadas: "Por que java é útil?"

De http://www.danilocesar.com/blog/2008/11/26/porque-java-ainda-e-util/

Não gosto deste livro, já o li, para mim o melhor livro de java, apesar de antigo (Java 5.0), é o Learning Java da O'Reilly. É essencial que um programador saiba programar em uma linguagem seguindo sua filosofia, o da O'Reilly faz isto, o da Deitel não.

É horrível ver um programador C fazer programas em Python como se fosse C.

Aqui vai meu apelo: Se você realmente quer aprender uma linguagem de programação nova, leia um bom livro sobre ela e participe da comunidade, só porque já sabe programar, não garante que você vai fazer um programa bom em outra linguagem.

Aproveitando, linguagens que já programei/estou programando e gostei/estou gostando: haskell, scheme, mxml+actionscript (junto, não separado). Linguagens que já programei/estou programando e não gostei/continuo não gostando: php, tcl/tk, C++.


2 comentários:

Anônimo disse...

hahaha! Muito boa!
É sempre bom aprender linguagens novas (ou velhas :-). Ultimamente, estudar Smalltalk tem melhorado bastante minha forma de programar em outras linguagens, como Python 2.6, Python 3.0...

Anônimo disse...

Gostei do Blog. Também programa em muitas linguagens, muitas mesmo.

Atualmente o Java se tornou minha favorita. Foi uma longa jornada, uma vez que eu já programa com Java a uns 13 anos e a uns 3 anos atrás eu jamais diria que java poderia se tornar minha favorita.

Hoje com coisas como Eclipse, Maven, JMock, Jetty, Wicket, entre outras, o Java realmente foi pra frente da minha lista.